A preparação da sala em Cantos Temáticos

Este espaço é dedicado a equipe pedagógica (professores e coordenação), Aqui explicaremos: 

  • como deve estar preparada a sala de aula para que as atividades sejam desenvolvidas de forma efetiva;

  • desenvolvimento das atividades;


Cantos temáticos: 


O espaço em sala de aula serve tanto para o professor quanto para o aluno. Para Custódio Moura (2009) quando bem organizado, o espaço leva a criança a criar, imaginar e construir, sendo um local acolhedor em que ela é estimulada a brincar e se desenvolver plenamente. Por isso, sugerimos que a sala de aula deva estar dividida em por cantos temáticos, vide figura: 


Figura 1: Cantos Temáticos

Fonte: elaborado por OLIVEIRA, Amanda Moura. 2020.


Este croqui da sala foi feito especialmente para este blog por Amanda Moura de Oliveira, integrante do grupo do 6º semestre de Pedagogia, a fim de ilustrar como a sala deve estar distribuída. Podemos perceber que a sala possui quatro cantos temáticos: auditivo, olfativo, visual, sensorial. O objetivo de usar cantos temáticos é desenvolver a autonomia da criança por meio da sua exploração no espaço, com isso, ela se sente pertencida ao mesmo tempo em que está convivendo, conhecendo e brincando com outras crianças de forma harmoniosa e livre. Veja abaixo sugestões do que colocar em cada um desses cantos: 


Canto olfativo: velas, incensos e sachês de cheiros. Estimulando e ampliando o repertório olfativo das crianças.

Canto auditivo: painel com panelas, tampas de panelas, fôrmas de bolo em alumínio, potes de alumínio, grelha, tocos de madeira, colher de pau.

Canto sensorial: painel com volante de brinquedo, cano de pvc, bolinhas, espaço com diferentes texturas, cama de gato, ábaco, zíper, caminhos feito com diversos materiais, cadeados e chaves, extensão de tomada (trabalho com encaixe).

Canto visual: um grande espelho com uma arara com fantasias e roupas para o faz de conta.


O sentido gustativo se apresentará de uma outra forma. Será trabalhado ao ar livre. Este sentido está presente na atividade "Piquenique". Além dos cantos temáticos, foi proposto a criação da “Árvore do conhecimento” disposta ao centro do ambiente, contendo exemplares de livros de diferentes gêneros, estimulando nas crianças o interesse pela literatura e a sua inserção no mundo escrito, servindo também de apoio ao professor na transição das atividades. 


Preparando as atividades: 


As atividades foram propostas para serem trabalhadas durante 1 (uma) semana de aula, dessa forma, é importante que a professora prepare a sala de acordo com os 4 (quatro) campos temáticos - audição, visão, olfato, tátil - sendo o último sentido, paladar, trabalhado ao ar livre.

 

Neste blog apresentamos cinco planos de aula com atividades voltadas para os cinco sentidos, que julgamos serem importantes para o desenvolvimento tanto da Marina quanto dos demais alunos. Como explica Gaiato (2018) em crianças autistas o sistema sensorial é afetado por uma desregulação no neurodesenvolvimento. Nesse sentido, a proposta busca a inclusão e o desenvolvimento das potencialidades tanto da aluna Marina, com possível diagnóstico de autismo, quanto de toda a turma por meio do conhecimento com os cinco sentidos.


REFERÊNCIAS:


CUSTÓDIO MOURA, Margarida. ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE QUALIDADE. Travessias, Cascavel, v. 3, n. 3, dez. 2009. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/3449. Acesso em: 16 nov. 2020.


GAIATO, Mayra. S.O.S autismo: guia completo para entender o Transtorno do

Espectro Autista. São Paulo: nVersos, 2018


HOFFMANN, Jussara. Qual o significado da avaliação de crianças nas creches de

pré-escolas?. In: Anais do XIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação.

Educação Tecnologia e Escola do Futuro. p. 1-11. Recife/PE. 2015. Disponível

em:

http://www.pe.senac.br/congresso/anais/2015/arquivos/pdf/atlas/Texto2JussaraHofm

an.pdf Acesso em: 25 set. 2020.



Comentários