A pesquisa foi feita por revisão bibliográfica seguindo os pressupostos de Marconi e Lakatos (2003). O alicerce teórico tem como escopo o entendimento acerca da escolarização de surdos, dificuldades enfrentadas na pandemia de 2020 e podcast na educação. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi feito o levantamento bibliográfico, com base nos estudos de Nogueira; Carneiro; Soares (2009), Mantoan (2003), Vasconcelos (2020), Freire (2013) e a legislação referente às políticas de educação inclusiva.
Para tornar real o plano de ação, a pesquisa propõe o podcast como estratégia de engajamento e reflexão. Para tanto, será elaborado um roteiro, feita a gravação e a edição do podcast para então realizar a disponibilização dos episódios de forma simples e gratuita, via Spotify.
O plano de ação da formação pedagógica acontecerá em duas semanas seguidas, de segunda a sexta, no período matutino, das 8h20 às 12h, com um intervalo com café da manhã de 20 minutos das 10h às 10h20. As duas semanas foram divididas em duas temáticas centrais: Libras e inclusão de surdos.
A primeira semana contará com a presença do professor, tradutor e intérprete de Libras Danrley Oliveira, que ficará responsável por ministrar 16 horas de formação de Libras para a equipe escolar. O primeiro dia desta semana será uma imersão na Língua Brasileira de Sinais com a finalidade de dar suporte para os professores durante o ano. Será distribuído máscaras transparentes facilitando a comunicação entre ouvintes e surdos, uma vez que os surdos comunicam-se por meio de uma experiência visual e as expressões faciais são importantes. Por essa razão, o primeiro dia contará com a dinâmica da empatia, que fará a equipe escolar se colocar no lugar do surdo, fazendo com que eles conheçam melhor sobre a forma com que os surdos compreendem o mundo. Acontecerá, também, uma roda de conversa com a presença de integrantes da comunidade surda e familiares dos alunos surdos. Os outros quatro dias serão compostos por aulas de Libras com o professor Danrley Oliveira.
A segunda semana, com temática inclusão de surdos, será composta por cinco dias com assuntos que complementam a temática central. Esses assuntos foram divididos em episódios de podcast disponibilizados na semana anterior para dar início ao debate de forma on-line. Cada dia da semana está relacionado com os assuntos abordados nos podcasts. A fim de motivar os professores a utilizarem esta tecnologia em sala de aula, esse trabalho propõe que os professores gravem um podcast por dia relacionado ao assunto debatido. Para que os professores tenham um alicerce sobre podcast, o primeiro episódio #01 explicará o que é um podcast, como é possível elaborá-lo e apresentará o plano de ação da semana pedagógica.
O primeiro dia possui como tema: desafios educacionais na pandemia, referente ao episódio #02. No primeiro momento a coordenação apresentará a escola; o contexto socioeducativo; mostrará dados e estatísticas; informações sobre a comunidade escolar e o entorno; perfil das famílias; e o funcionamento da escola, rotina e recursos. No segundo momento acontecerá um debate sobre os desafios que os professores e os alunos enfrentaram na pandemia. Após o intervalo, haverá uma oficina de podcast ministrada pela coordenação, com intuito de apresentar o podcast como uma ferramenta possível educacional, inclusive para surdos.
No segundo dia o tema será educação inclusiva, referente ao episódio #03. Será proposto uma roda de leitura do livro "Caminhos para a inclusão" de José Pacheco. Após o intervalo, os professores deverão elaborar um podcast respondendo a seguinte pergunta: qual seria a maior mudança que a escola teria que realizar para que acontecesse uma verdadeira educação inclusiva?.
No terceiro dia o tema girará em torno da educação de surdos, referente ao episódio #04. A coordenação apresentará as mudanças estruturais que a escola fará para atender os alunos surdos, tais como: mudança do Projeto Político Pedagógico para a inclusão do ensino de Libras de forma obrigatória; acréscimo do sinal luminoso, etiquetas nomeando objetos, inclusão do atendimento especializado para alunos com deficiências. Será utilizado como base na cartilha de orientações elaborada pelo Ministério da Educação "Volta às Aulas de Estudantes Surdos na Educação Básica". Após o intervalo, os professores serão convidados a participar da dinâmica de nomeação dos objetos da escola. Por fim, os professores deverão elaborar um podcast comentado a importância do ensino de Libras obrigatório no currículo escolar.
O tema do quarto dia será: estratégias tecnológicas, referente ao episódio #05. O dia será iniciado com um vídeo sobre a geração alpha, intitulado "Alpha a nova geração o filme"[1], que complementará a leitura do artigo "Como utilizar a Internet na educação"[2] de José Manuel Moran. Após o intervalo, a coordenação apresentará o aplicativo Hand Talk, que é um dicionário de Libras, e será proposto uma discussão em relação às tecnologias que podem ser utilizadas em sala de aula no pós-pandemia. Ao final, os professores serão convidados a refletir e elaborar um podcast respondendo à pergunta: por que usar as tecnologias em sala de aula?.
O quinto e último dia será destinado para que a coordenação apresente as turmas para os professores, exiba o planejamento anual, separe um tempo para realização do plano de ensino, bem como planejar a recepção dos alunos pós-pandemia. Também será mostrado os materiais didáticos e reforçado os protocolos de segurança. Após o intervalo, os professores finalizarão a formação pedagógica elaborando um podcast de acolhimento para o primeiro dia de aula presencial. Este podcast será realizado de duas maneiras, a primeira em formato de áudio e a segunda em formato de vídeo traduzindo a mensagem em Libras pelo intérprete da escola.
REFERÊNCIAS
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
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