É por meio do tato que as crianças vão conhecendo e identificando o mundo a sua volta, sentindo as texturas, os formatos dos objetos, as temperaturas, entre outros. É também por meio deste sentido que diferenciam e entendem o próprio corpo. Por essas razões, é fundamental trabalhar com atividades que desenvolvam o sentido tátil em todas as crianças. Segundo o caso apresentado sobre Marina, ela não gosta de brincar com tinta guache. É comum as crianças com autismo recusarem o toque, prejudicando seu desenvolvimento. Para estimular o desenvolvimento atividades sensoriais devem ser trabalhadas na escola de forma consciente. A atividade “Bexiga Sensorial” propicia a experiência de sentir e identificar por meio do tato várias texturas, e, busca desenvolver e estimular o sentido tátil em Marina. Também proporciona a inclusão e socialização com a turma, assegurando os direitos de desenvolvimento e aprendizagens propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017).
Tema:
Bexiga Sensorial
Recursos:
Potes de plástico, bexiga coloridas, feijão, arroz, algodão, botões, areia, pedras, retalhos de tecidos e papel amassado.
Vídeo “Magia das mãos” do Palavra cantada. Acesse aqui: https://youtu.be/3_Sa3zhPWg8
Objetivo geral:
(EI01ET03) explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
Objetivo específico:
- Perceber as diferentes texturas;
- Identificar os objetos por meio do tato;
- Promover a interação e socialização.
Metodologia:
Antes de iniciar a aula, é importante deixar claro como acontecerão as atividades, pois, a antecipação ajuda a evitar comportamentos indesejados em alunos com autismo, se possível, faça um quadro com os tópicos que serão trabalhados em sala e vai riscando o que já foi feito.
A professora deverá preparar a aula previamente, colocando em uma mesa potes com objetos - feijão; arroz; algodão; botões; areia; pedras; retalhos de tecidos e papel amassado - em seguida, encherá uma bexiga com cada um dos objetos do pote.
A aula se iniciará com os alunos fazendo uma roda no chão, no qual a professora irá explicar a dinâmica do dia, falando que eles irão aprender sobre o sentido do tato, indagando se eles sabem o que é esse sentido e para que ele serve, e se eles tem alguma textura que eles não gostam de sentir, como: algo frio, molhado, entre outros. Na sequência, ela apresentará para a turma a brincadeira musical “Magia das mãos” do Palavra cantada, estimulando a coordenação motora das mãos, a atenção ao comando e a interação com os outros.
Na sequência, a professora explicará que eles irão brincar de adivinhar, com isso, ela irá mostrar as bexigas, dizendo que cada uma contém um objeto diferente. Em fila os alunos observarão os objetos dentro dos potes, para terem uma ideia do que eles terão que adivinhar. Depois eles voltarão para a roda, e aos poucos a professora irá convidar um aluno para apalpar e adivinhar o que tem dentro da bexiga, e em seguida levando a bexiga até o pote que contém o objeto no seu interior.
Posteriormente, a professora estimulará os alunos a comentarem sobre o que eles acharam da atividade, apresentando os potes para a turma toda, incentivando-os a sentir os objetos, conversando sobre as suas percepções sobre a textura do objeto - se é seco, molhado, duro, mole, frio. Ao final, a professora convidará a turma a brincar no canto temático tátil, em que elas irão explorar a parede sensorial, vivenciando as diferentes texturas presentes lá.
Avaliação
A avaliação se dará durante a atividade, com o professor observando os conhecimentos que os alunos possuem sobre o tema da aula, se elas sabem para que serve o tato, quais sensações elas sentem ao tocar em determinado objeto e se elas reconheceram as texturas apresentadas. Deve ser observado também, a forma com que Marina interage com a turma e como a turma interage com ela, se ela conseguiu participar da atividade, se teve uma boa recepção com as texturas e se teve alguma textura que lhe desagradou. Ao final das atividades as crianças farão um relato em áudio, comentando sobre a experiência vivenciada, o que aprenderam e o que gostaram ou não.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 set. 2020.
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