O trabalho com os órgãos dos sentidos no processo ensino aprendizagem na educação infantil intensifica o desenvolvimento, uma vez que, por meio da ação ativa a criança conhece seu corpo, o outro e o mundo que a rodeia. O olfato, também chamado de olfação, é um dos sentidos que mais suscita a memória e as as recordações, sejam elas pessoais, culturais ou sociais, contribuindo para o prazer e bem-estar. Por meio da lembrança de determinado odor ou aroma, o indivíduo pode lembrar de determinada lugar, pessoa ou comida.
Segundo estudos de Piaget, por volta dos dois anos, idade pré-escolar, a criança se encontra no estádio sensório-motor, fase em que está sendo desenvolvida as competências sensoriais e motoras através da exploração, interação e estímulos com objetos à sua volta. A aluna Marina, sem diagnóstico fechado porém com a probabilidade de ser autista, tem suas relações sociais prejudicadas, dificuldade a sua interação com os demais colegas durante a realização das atividades. Diante disso, a atividade “Sachê De Cheiro” contribuirá para que Marina envolva-se e participe das brincadeiras promovidas em sala, ao mesmo tempo em que desenvolve um repertório olfativo. É uma atividade que pode feita no silêncio, desta maneira Marina se sentirá à vontade, pois tem aversão a barulhos. A atividade contribuirá também para que ela se envolva com os demais colegas em sala .
Tema:
Sachê de Cheiro
Recursos:
Serão utilizados para a confecção e execução da atividade tecidos, fitas, ervas aromatizadas, como: alecrim; erva-doce; hortelã; cravo; canela. E um cesto.
Objetivo Geral:
(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
Objetivos específicos:
- Conhecer e familiarizar com os diferentes cheiros e odores.
- Distinguir os cheiros das ervas aromatizadas.
- Estabelecer a interação social entre os alunos
Metodologia:
Antes de iniciar a aula, é importante deixar claro como acontecerão as atividades, pois, a antecipação ajuda a evitar comportamentos indesejados em alunos com autismo, se possível, faça um quadro com os tópicos que serão trabalhados em sala e vai riscando o que já foi feito.
Dito isso, a aula se dividirá em três momentos. O primeiro momento se iniciará em frente a “Árvore do conhecimento” (de acordo com a proposta da organização da sala em cantos temáticos) com a contação da história “O Nariz Do Elefantinho”. Posteriormente, a professora conversará com os alunos sobre as suas percepções da história lida, contextualizando sobre o órgão do sentido olfato, utilizando para isso um espelho para que eles percebam que o órgão responsável é o nariz, e que faz parte do seu corpo, explicando a sua importância, função e cuidados que devemos tomar com nossas narinas.
Num segundo momento, com os olhos vendados e sentados em círculo, a professora explicará como acontecerá a atividade, explicando que ela irá passar um sachê por vez e que cada um deve sentir o aroma, de forma bem calma e tranquila, por pelo menos duas vezes.
No terceiro e último momento, a professora questionará os alunos sobre quais cheiros apresentados eles conhecem e se algum deles trazem-lhes alguma lembrança, pedindo na sequência para que as crianças comparem e identifiquem qual aroma mais lhes agradou, ou se eles próprios conhecem outros tipos de aromas.
Avaliação:
A avaliação será feita por meio de observações e registros sobre a participação dos alunos durante as atividades, se eles entenderam o que é o sentido do olfato, se descobriram quais cheiros foram apresentados, analisando o repertório da criança. É importante observar como foi a interação de Marina com a turma e a sua receptividade com a atividade, isso servirá de base para uma possível readequação de atividades ou novas propostas. Ao final, cada aluno registrará em áudio as suas percepções da atividade e o que acharam mais legal em aprender, esses registros serão usados na construção do portfólio digital, em conjunto com os alunos, e que será disponibilizado depois para os pais.
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