Processo avaliativo e os Direitos de Aprendizagem

Este blog tem por objetivo guiar as professoras na elaboração de um portfólio avaliativo digital. Utilizar o portfólio na avaliação da aprendizagem da Marina significa incluí-la no processo educacional e valorizar o seu desenvolvimento. Durante as atividades as professoras têm a oportunidade de refletir quando as atividades que estão proporcionando para a ela, e, também olhar para o seu processo evolutivo. É também um meio para incentivar a autonomia da aluna, pois o portfólio é construído juntamente com ela respeitando suas expressões e opiniões.


O ato de avaliar, durante o período da educação infantil, é um processo indissociável das práticas educativas e contínuo, no qual leva-se em consideração o contexto e as experiências vivenciadas pelas crianças. A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) elenca seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que devem ser assegurados na Educação Infantil, são eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Esses direitos possibilitam à criança o conhecimento de si, do outro, e, do meio social e cultural em que está inserida. Tendo o professor como o responsável por refletir, organizar e estruturar os conteúdos de forma a garantir esses direitos.


A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), ainda, preconiza que para a aprendizagem se efetivar é preciso promover ações que colocam o currículo em ação. Entre estas ações encontra-se a avaliação de cunho formativo, na qual deve levar em consideração os contextos e a participação ativa dos alunos no processo. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010) apontam que a avaliação com crianças de zero a seis anos de idade não tem o objetivo de seleção, promoção ou classificação. 


Para que a avaliação seja inclusiva e dialógica, como cita Luckesi (2000), o professor precisa usar instrumentos avaliativos que permitam essa relação, e, que olhe para o aluno como um ser de direitos e deveres. Um dos instrumentos avaliativos que proporciona uma relação dialógica entre professor-aluno e aluno-conteúdo, é o Portfólio. A forma como ele é elaborado e construído, proporciona uma construção conjunta entre docente e discente, fazendo com que o estudante participe e reflita sobre a sua aprendizagem. Com isso, o aluno se torna agente ativo da avaliação, selecionando e ajudando o professor no processo de montagem. Já que, quando o aluno participa de todo o processo, e quando entende e se prepara para o que vai acontecer, a aprendizagem passa a ter um significado para ele.



BENEFÍCIOS DE SE USAR O PORTFÓLIO AVALIATIVO: 

  • Acolhimento de todos os estudantes com diferentes características, jeitos e vontades, incluindo o estudante mais engajado ao menos interessado;

  • Valorização do processo individual e as potencialidades de cada um, visto que, o acompanhamento do desenvolvimento da criança é personalizado e contextualizado;

  • O portfólio fica de documento de consulta, quando se é compartilhado, para os outros educadores das próximas etapas educacionais. 



REFERÊNCIAS:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 set. 2020.

LUCKESI, Cipriano Carlos. O que é mesmo o ato de avaliar a aprendizagem?. Pátio. Porto Alegre: Artmed. Ano 3, n. 12 fev./abr. 2000. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2511.pdf. Acesso em: 25 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/diretrizescurriculares_2012.pdf. Acesso em: 25 set. 2020. 

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus Editora, 2015.



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