Considerando que a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) determina para a etapa da Educação Infantil a garantia dos direitos de aprendizagem, a seguinte atividade “Piquenique” tem por finalidade a interação da aluna Marina com os colegas de turma estimulando e desenvolvendo a interação, comunicação e a linguagem.
Com base nas características da Marina, tais como: dispersão, dificuldade de atenção e desejo de ir para área externa da escola, a atividade "Piquenique" permitirá que a aluna explore outros ambientes, fortalecendo seu vínculo com a escola, assim como, por meio da observação e exploração conjunta dos alimentos com os demais colegas. Deste modo, ela irá ampliar o seu repertório, descobrindo a textura, a cor, o sabor e o cheiro das frutas, e aprendendo a se alimentar sozinha, estimulando a sua autonomia e a interação entre pares. Os autista detêm muita resistência a mudanças bruscas, então, ao trazer a atividade do “Piquenique” ao ar livre, Marina ao mesmo tempo em que estará interagindo com os colegas e, nesse momento de descontração, socialização e partilha ela se sentirá mais preparada para lidar com suas emoções e angústias.
Tema:
“Piquenique”
Recursos:
Para atividade em sala: vídeo “Toda Comida Boa!” da Palavra Cantada, acesse aqui: https://youtu.be/3-NibWZcW1U
Para o piquenique: frutas da estação, toalha grande, copos descartáveis, talheres, sucos de garrafa, guardanapos e caixa de mantimentos (ou uma cesta) para o transporte das frutas.
Objetivo Geral:
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
Objetivos Específicos:
- Identificar e distinguir os sabores, texturas e a cor das frutas;
- Ampliar o repertório dos alunos introduzindo novas frutas;
- Desenvolver a autonomia e o movimento de pinça;
- Promover a socialização e a cooperação com os colegas.
- Retomar os sentidos trabalhados na semana, incentivando os alunos a brincar e explorar o ambiente externo.
Metodologia:
Com antecedência a professora irá planejar tanto o local para o piquenique, de preferência na grama, quanto as frutas que serão usadas e que deverão estar previamentes cortadas, facilitando o manuseio durante a atividade.
A aula se iniciará ainda na sala com a apresentação do vídeo, “Toda Comida Boa!” da Palavra Cantada, e na sequência a professora conversará com a turma sobre quais frutas eles conhecem e quais gostam, de onde elas vêm, qual o seu gosto, cheiro e cor, para conhecer o repertório dos alunos.
Em seguida, explicará o que são frutas, de onde elas vem e como são importantes para a saúde. Convidando a turma para um piquenique ao ar livre, durante o trajeto a professora cantará a música “Meu Lanchinho”. Chegando no local escolhido, a professora com a ajuda da turma organizará o piquenique, estendendo uma toalha e pedindo para os alunos sentarem em círculo.
Com a cesta posicionada a frente, a professora iniciará a dinâmica descrevendo uma das frutas da cesta para a criança adivinhar, por exemplo: estou falando de uma fruta docinha, vermelha por dentro e verde por fora, qual fruta é?. Em seguida, as crianças degustarão a fruta descrevendo o seu sabor e se elas gostaram ou não, é importante nesse momento a professora incentivar os alunos, e principalmente Marina, a interagir compartilhando a fruta com o amigo, promovendo a partilha e a cooperação entre os alunos.
O piquenique faz parte do encerramento da semana dos sentidos, por isso, a professora deverá retomar os sentido trabalhados, para isso, será realizado algumas dinâmicas. Os alunos serão convidados a se deitar na grama de barriga para cima, formando um círculo, a professora pedirá para que eles fechem os olhos e se concentre em descobrir os cheiros ao redor, nomeando o que forem sentindo. Depois, para o tato e ainda de olhos fechados, os alunos irão sentir e descrever a textura da grama. Para a visão, a professora irá dividir os alunos em pequenos grupos para brincarem de soprar bolhas, e, incentivará que eles fiquem olhando para a bolha até cair no chão. Depois destes momentos, os alunos estarão livres para brincar e explorar o ambiente externo. Ao finalizar a atividade, todos recolherão os objetos ajudando na limpeza do espaço utilizado.
Avaliação:
A avaliação será formativa e qualitativa, com a observação do desempenho individual dos alunos durante a realização da atividade “Piquenique”, analisando como foi o processo de desenvolvimento e autonomia da turma, verificando o que eles conseguiram desenvolver sozinhos, e o que ainda necessita de mediação. Será observado também como Marina lidou e reagiu com a proposta ao ar livre, com um olhar atento quanto a sua interação e comunicação com os demais. A professora também fará um registro avaliativo colhendo relatos dos alunos via áudio, onde eles refletirão sobre seu aprendizado frente a atividade realizada, acompanhando seus avanços e as suas dificuldades.
REFERÊNCIAS:
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 set. 2020.
Comentários
Postar um comentário