Episódio #02 - Desafios Educacionais na Pandemia

 




ACESSIBILIDADE PARA A PESSOA SURDA

Transcrição do Episódio #02 - Desafios Educacionais na Pandemia


[MÚSICA ANIMADA DE FUNDO]

 

[STEPHANIE] Olá, seja bem-vindo. Você está escutando o podcast Bate-papo Inclusivo, criado pelas alunas Amanda Moura, Giuliana Rodrigues, Nayra Arruda, Renata Aranda e por mim Stephanie Stenzel.

 

Este programa é fruto da atividade de estudo programada do curso de Pedagogia do sétimo semestre da Unicesumar - Londrina.

 

Fomos desafiadas a elaborar um plano de ação com a finalidade de preparar os professores para que eles consigam realizar uma verdadeira educação inclusiva de alunos surdos no retorno às aulas pós pandemia.

 

Elaboramos 5 episódios que darão suporte teórico para a semana pedagógica de formação de professores, que tem como tema central: a inclusão de surdos.

 

[FIM DA MÚSICA ANIMADA DE FUNDO]

 

[STEPHANIE] Oi gente, tudo bem com vocês?

 

[AMANDA] Oi gente!

 

[GIULIANA] Oie!

 

[NAYRA] Oi, bom dia!

 

[RENATA] Oi gente, tudo bem?

 

[STEPHANIE] Hoje vamos falar sobre o impacto da pandemia da covid-19 na educação. Mas, para começar o podcast de hoje, vamos explicar o que foi a pandemia da covid-19.

 

[GIULIANA] A pandemia teve início em dezembro de 2019, em Wuhan, na China, onde foi relatada a primeira contaminação pelo novo coronavírus. Este é um vírus perigoso, que se espalhou rapidamente em várias regiões do mundo causando danos a toda população mundial.

 

A contaminação pelo coronavírus se dá por meio das gotículas do nariz ou da boca que ficam nas superfícies e no ar, ou seja, é um vírus altamente transmissível, que até então não se tinha proteção contra ele. A pandemia do novo coronavírus, que causa a Covid-19, colocou o mundo em isolamento social.

 

[STEPHANIE] Só de lembrar que estamos nessa situação tem 1 ano e meio….

 

[NAYRA] Verdade! Porque para evitar uma maior contaminação, as pessoas ficaram presas em casa, de quarentena, de forma que o mundo precisou se reinventar.

 

[RENATA] Adaptação foi a palavra do momento. Empresas começaram a trabalhar em sistema de home office, escolas mudaram para o sistema remoto.

 

[AMANDA] Realmente, não tinha como ser diferente. E mesmo com o mundo inteiro trancado em suas casas, infelizmente morreram 3,81 milhões de pessoas no mundo.

 

[GIULIANA] E no Brasil tivemos 17,5 milhões de casos e quase 500 mil mortes até a gravação deste podcast.

 

[AMANDA] Mas nem tudo são notícias ruins. Por conta da alta contaminação, os laboratórios do mundo todo começaram uma corrida para a fabricação de uma vacina que ajudasse a imunizar a população.

 

[STEPHANIE] Que glória!!! As vacinas passaram por uma rigorosa aprovação e em dezembro de 2020 uma senhora de 90 anos, no Reino Unido, foi a primeira pessoa a receber a vacina.

 

[GIULIANA] Já o Brasil demorou um pouquinho para iniciar a sua vacinação. Foi no dia 17 de janeiro de 2021 que tivemos a primeira pessoa vacinada em São Paulo.

 

[STEPHANIE] Gente, com tudo isso que aconteceu, com as pessoas sem poder sair de casa e ir para a escola, a educação também precisou se reinventar. No começo da pandemia, as instituições privadas tentaram levar a escola para dentro de casa, por meio de aulas on-line. Nas redes públicas, o primeiro momento foi de antecipação das férias. Por agora, essas escolas também buscam soluções eficientes para o ensino remoto.

 

[NAYRA] É bem isso!! Precisou de uma pandemia para aprendermos que a escola não é só um prédio. É possível estudar e trabalhar a distância. Mas o desafio é imenso.

 

[STEPHANIE] Amanda quais foram os principais desafios que os professores enfrentaram durante a pandemia?

 

[AMANDA] Claro Stephanie! Os professores precisaram aprender sobre tecnologia, programas, plataformas, editoração, edição, conexões, reuniões e como dar aulas remotas. Além de terem que repensar em novas formas de ensinar o conteúdo. Muitas vezes falando para o vazio, pois muitos alunos não ligam a câmera e por vezes o professor fala sozinho.

 

[STEPHANIE] Nossa senhora! Com um cenário desse é para a gente já ir se preparando para atuar como professoras hein. Giuliana, e em relação aos alunos, quais foram os desafios que eles enfrentaram?

 

[GIULIANA] Para os alunos não foi muito diferente. Precisaram aprender a mexer nas plataformas, organizar um local para os estudos em suas casas, lidar com o excesso de atividades, com a falta de uma conexão estável da internet. Basicamente, os alunos tiveram que desenvolver autonomia para os estudos.

 

[STEPHANIE] Um outro fato que se viu está relacionado à saúde mental dos estudantes. Renata quais foram os principais sintomas decorrentes da pandemia?

 

[RENATA] Com o excesso de atividades e a falta de socialização, aumentaram o número de crises de ansiedade, depressão, má qualidade do sono e desejo de suicídio. A economia foi bastante afetada, o que pode ter modificado a dinâmica familiar.

 

[STEPHANIE] Triste realidade.

 

[AMANDA] Mas situações como essas, nos fazem refletir sobre os caminhos que queremos para a educação. O retorno às aulas será diferente para todos. Por isso, é importante repensarmos no verdadeiro sentido da educação e no papel da escola na formação dos alunos.

 

[STEPHANIE] É isso. Chegamos ao final de mais um episódio. Muito obrigada pela conversa meninas.

 

[AMANDA] Tchau gente!

 

[GIULIANA] Até a próxima!

 

[NAYRA] Obrigada a você, até mais!

 

[RENATA] Tchau!

 

[MÚSICA ANIMADA DE FUNDO]

 

[STEPHANIE] Pensando em tornar os podcast acessíveis às pessoas surdas, as transcrições dos episódios já estão disponíveis no blog marinavaiparaescola.blogspot.com

 

E muito obrigada a você que escutou até aqui. Todos os cincos episódios desta temporada do podcast bate-papo inclusivo já estão disponíveis. Aproveite.

 

Depois de escutar deixa a gente saber a sua opinião, para isso vá no Instagram, @batepapoinclusivo tudo junto sem hífen, para comentar os episódios.  Te esperamos lá.

 

Um beijo e até mais.

 

[FIM DA MÚSICA ANIMADA DE FUNDO]



Comentários