Episódio #03 - Educação Inclusiva

 



ACESSIBILIDADE PARA A PESSOA SURDA

 


Transição do Episódio #03 - Educação Inclusiva


[MÚSICA ANIMADA DE FUNDO]

 

[STEPHANIE] Olá, seja bem-vindo. Você está escutando o podcast Bate-papo Inclusivo, criado pelas alunas Amanda Moura, Giuliana Rodrigues, Nayra Arruda, Renata Aranda e por mim Stephanie Stenzel.

 

Este programa é fruto da atividade de estudo programada do curso de Pedagogia do sétimo semestre da Unicesumar - Londrina.

 

Fomos desafiadas a elaborar um plano de ação com a finalidade de preparar os professores para que eles consigam realizar uma verdadeira educação inclusiva de alunos surdos no retorno às aulas pós pandemia.

 

Elaboramos 5 episódios que darão suporte teórico para a semana pedagógica de formação de professores, que tem como tema central: a inclusão de surdos.

 

[FIM DA MÚSICA ANIMADA DE FUNDO]

 

[STEPHANIE] Oi gente, tudo bem com vocês?

 

[AMANDA] Oi gente!

 

[GIULIANA] Oi gente, tudo bem com vocês?

 

[NAYRA] Oie, tudo certinho?

 

[RENATA] Oi, tudo bem?

 

[STEPHANIE] Hoje nosso episódio se dedicará a falar sobre a educação inclusiva. Para iniciar vou fazer o questionamento que norteou a primeira parte da pesquisa. Vamos lá.

 Como o gestor escolar pode organizar uma formação pedagógica para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental direcionada a uma verdadeira educação inclusiva de surdos no pós-pandemia?

 

[AMANDA] Para responder essa pergunta, é preciso primeiro entender o que é Educação Inclusiva, que vai além da inclusão de pessoas com deficiência.

 

[RENATA] É isso mesmo Amanda. A inclusão escolar não envolve somente as pessoas com deficiência, ela vai além. Para que uma escola seja inclusiva é preciso respeitar a subjetividade das crianças, as diversas culturas existentes e garantir a permanência do aluno na escola.

 

[GIULIANA] A educação inclusiva implica oferecer oportunidades significativas de aprendizado a todos os alunos do sistema escolar regular. Ela permite que crianças com e sem deficiência frequentem as mesmas aulas apropriadas para a idade na escola local, com apoio adicional personalizado.

 

[AMANDA] É bem verdade isso. É importante ensinarmos em sala de aula sobre as diversas culturas presentes no mundo. Por exemplo, por que trabalhar a cultura indígena somente em datas comemorativas? Lembrando que não se fala índio e sim indígena!

 

[STEPHANIE] Amanda sempre elevando o nível de cultura da conversa!! Meninas, mas nem sempre a política de inclusão esteve presente né. Quais são as diferenças entre exclusão, segregação, integração e inclusão?

 

[NAYRA] Stephanie, na exclusão os grupos minorizados são deixados completamente de lado, e não convivem com os de mais. Por exemplo, quando o professor aplica uma atividade para alunos ouvintes e não a adapta ao aluno surdo, deixando-o excluído do aprendizado.

 

[RENATA] A segregação envolve a separação dos ambientes para cada pessoa. É o caso das escolas especiais.

 

[GIULIANA] A integração é quando a criança está presente nos espaços, mas é ela quem precisa se adaptar. Foi assim que as crianças com deficiência começaram a ter acesso a classe regular. Elas podiam participar, desde que não atrapalhassem a aula.

 

[AMANDA] Com o tempo, surgiu a concepção de inclusão. Com isso, não é a pessoa que precisa se adaptar a escola, mas a escola que precisa se adequar para atender a todos. Isto envolve a quebra do ensino elitizado e massificado, e promove novas soluções para compreender a aprendizagem.

 

[STEPHANIE] Que bom que isso aconteceu. E que bom também que hoje existem políticas que fortalecem a educação inclusiva, tal como as Diretrizes para a educação Especial na Educação Básica que determina que os sistemas de ensino devem realizar a matrícula de todos os alunos, sem exceção, e que cabe à escola adaptar-se às necessidades dos educandos.

 

[GIULIANA] Também temos o decreto n° 6.094 de 2007, Compromisso Todos pela Educação, que estabelece a garantia do acesso e permanência no ensino regular e o atendimento às necessidades educacionais especiais dos alunos, fortalecendo a inclusão educacional nas escolas públicas.

 

[NAYRA] Ah, e tem a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva de 2008 que preconizava o fim das escolas especiais e incentivava o acesso dos alunos com deficiência no ensino regular. O que implicou em uma mudança estrutural e cultural da escola.

 

[AMANDA] Mas, infelizmente em 2020 essa Política foi modificada, mediante o decreto 10.502. Retornam à cena as escolas especiais e as classes especializadas no ensino regular. Desta forma, o decreto representa um retrocesso na luta dos últimos 30 anos em busca de uma educação inclusiva. Pois, caminha-se para a integração e não inclusão no espaço escolar, depositando no indivíduo a responsabilidade de se adaptar ao espaço, e se isso não acontece ele que precisa se mudar.

 

[STEPHANIE] Eu concordo. Acredito que o governo federal esteja indo na contramão de uma sociedade inclusiva, ao invés de pensar em uma política excludente, eles precisam investir na educação inclusiva, capacitar os professores, proporcionar o espaço escolar acessível e acolhedor, e, empregar um ensino mais tecnológico que auxiliará na diminuição da lacuna do ensino de pessoas com deficiência no ensino regular.

 

[RENATA] E pensando no dia a dia da escola, é papel do gestor se preocupar em promover uma educação inclusiva.

 

[GIULIANA] É isso mesmo Renata, as ações do gestor influenciam e inspiram a sua equipe. Desse modo, ele deve ser o primeiro a compreender a importância da educação inclusiva, para superar a ideia de um espaço dividido: de um lado um ensino regular e de outro a educação especial

 

[NAYRA] Sim! É o gestor também quem promoverá mudanças no currículo escolar, na capacitação de professores e na fomentação de práticas inclusivas na escola.

 

[STEPHANIE] É isso mesmo, o gestor precisa ser ativo na construção de um ambiente dialógico e participativo.

 

Então é isso, chegamos ao final do terceiro episódio. Muito obrigada pela conversa.

 

[AMANDA] Tchau gente!

 

[GIULIANA] Até a próxima!

 

[NAYRA] Tchau, tchau!

 

[RENATA] Tchau gente!

 

[MÚSICA ANIMADA DE FUNDO]

 

[STEPHANIE] Pensando em tornar os podcast acessíveis às pessoas surdas, as transcrições dos episódios já estão disponíveis no blog marinavaiparaescola.blogspot.com

 

E muito obrigada a você que escutou até aqui. Todos os cincos episódios desta temporada do podcast bate-papo inclusivo já estão disponíveis. Aproveite.

 

Depois de escutar deixa a gente saber a sua opinião, para isso vá no Instagram, @batepapoinclusivo tudo junto sem hífen, para comentar os episódios.  Te esperamos lá.

 

Um beijo e até mais.

 

[FIM DA MÚSICA ANIMADA DE FUNDO]

 


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