Episódio #01: Podcast na Formação de Professores



ACESSIBILIDADE PARA PESSOA SURDA



Transcrição do Episódio #01: Podcast na Formação de Professores 


[MÚSICA ANIMADA DE FUNDO]

 

[STEPHANIE] Olá, seja bem-vindo. Você está escutando o podcast Bate-papo Inclusivo, criado pelas alunas Amanda Moura, Giuliana Rodrigues, Nayra Arruda, Renata Aranda e por mim Stephanie Stenzel.

 

Este programa é fruto da atividade de estudo programada do sétimo semestre de Pedagogia da Unicesumar - Londrina.

 

Fomos desafiadas a elaborar um plano de ação, que tem por finalidade preparar os professores, para que eles consigam realizar uma verdadeira educação inclusiva de alunos surdos no retorno às aulas do pós-pandemia.

 

Elaboramos 5 episódios que darão suporte teórico para a semana pedagógica de formação de professores, que tem como tema central: a inclusão de surdos.

 

[FIM DA MÚSICA ANIMADA DE FUNDO]

 

[STEPHANIE] Oi gente, tudo bem com vocês?

 

[AMANDA] Tudo.

 

[GIULIANA] Oi gente.

 

[NAYRA] Oi, tudo bom.

 

[RENATA] Oi, tudo bem?

 

[STEPHANIE] Então gente, estamos aqui hoje, reunidas de maneira virtual, para gravar o primeiro episódio do programa. Hoje, na primeira parte, vamos explicar o que é um podcast. Amanda, você pode falar um pouco sobre o que é o podcast.

 [AMANDA] Claro! De maneira técnica, o podcast é um arquivo de áudio ou vídeo transmitido via podcasting, e é daí que vem seu nome. O que difere um programa de rádio do podcast, é o poder de escolha do ouvinte, que pode decidir o que quer ouvir no local ou no horário que preferir.

 

[STEPHANIE] Entendi, mas como é possível elaborar um podcast?

 

[AMANDA] O processo é bem simples, você vai precisar de um dispositivo de gravação e de editor de áudio.  Depois que tudo estiver gravado e editado é só disponibilizar na internet. E ainda tem a vantagem de ser gratuito.

 

O podcast é uma mídia muito acessível, principalmente no cenário de Pandemia que estamos vivendo. Por exemplo, hoje, nós estamos reunidas pela plataforma zoom para gravar nossos episódios. Depois de tudo pronto, é só juntar as gravações e hospedar no Anchor, que ele envia para o Spotify.

 

[STEPHANIE] Muito interessante Amanda. É por causa dessa facilidade que pensamos que o podcast pode ser uma ótima ferramenta na formação de professores. Exatamente por causa da facilidade de escolher quando e onde escutar, cada professor no seu tempo.

 

Giuliana, conta para a gente de que forma o podcast vai ser usado na semana pedagógica que elaboramos.

 

[GIULIANA] Sim, claro Stephanie. Nós encontramos no podcast uma estratégia para formação de professores, que divulga informações ao mesmo tempo que fomenta o debate entre eles.

 

Desse modo, os episódios de podcasts estarão disponibilizados antecipadamente, para que os professores possam se preparar para os debates durante a semana pedagógica.

 

[STEPHANIE] Ótimo, o podcast tem mesmo esse poder de fomentar discussões. Amanda, conta então como esta semana será dividida.

 

[AMANDA] Stephanie, a gente dividiu a formação pedagógica em duas semanas. Ela acontecerá no período matutino, das 8h20 ao meio-dia, com um coffee break de vinte minutos às 10 horas. Porque comida é sempre bom né!

 

A primeira semana será dedicada ao ensino da Libras para os professores ouvintes, contando para isso com a presença do professor tradutor e intérprete Danrley Oliveira que vai ministrar aulas de Libras para os professores.

 

[STEPHANIE] Nossa professor Danrley é excelente mesmo.

 

[NAYRA] É mesmo! É importantíssimo entender a Língua Brasileira de Sinais para podermos nos comunicar com os alunos surdos. Por isso, no primeiro dia pensamos na dinâmica da empatia, que insere os professores na realidade do surdo e o ajuda a compreender de que forma o surdo interage no mundo.

 

A dinâmica da empatia consiste em abafar o ouvido até que não se escute nenhum som, desta forma o professor terá a experiência apenas visual que o surdo tem.

 

[STEPHANIE] A verdade é que nós só conseguimos entender a dor do outro quando a sentimos no corpo.

 

Renata, o que terá na segunda semana?

 

[RENATA] Cada dia terá uma temática relacionada ao tema central, a Inclusão de Surdos e, contará também com um podcast introduzindo os professores nos assuntos. Os temas abordados serão: desafios educacionais na Pandemia; Educação Inclusiva; Educação de Surdos e Estratégias Tecnológicas para a Educação.

 

[STEPHANIE] Maravilha Nayra. E pensando no potencial do podcast na educação, desafiamos os professores a criarem seus próprios podcasts respondendo aos questionamentos levantados durante a semana pedagógica, relacionado a temática do dia.

 

Bom é isso, chegamos no final do nosso primeiro episódio. Nos próximos episódios falaremos desses temas específicos que serão abordados na semana de formação dos professores. Muito obrigada pela conversa meninas.

 

[AMANDA] Tchau gente!

 

[GIULIANA] Tchau, até mais!

 

[NAYRA] Obrigada você, até mais!

 

[RENATA] Tchau gente!

 

[MÚSICA ANIMADA DE FUNDO]

 

[STEPHANIE] Pensando em tornar os podcast acessíveis às pessoas surdas, as transcrições dos episódios já estão disponíveis no blog marinavaiparaescola.blogspot.com

 

E muito obrigada a você que escutou até aqui. Todos os cincos episódios desta temporada do podcast bate-papo inclusivo já estão disponíveis. Aproveite.

 

Depois de escutar deixa a gente saber a sua opinião, para isso vá no Instagram, @batepapoinclusivo tudo junto sem hífen, para comentar os episódios.  Te esperamos lá.

 

Um beijo e até mais.

 

[FIM DA MÚSICA ANIMADA DE FUNDO]

 








Comentários