Atividade "Meu par, meu som"

 

Norteada pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) que  assegura os direitos de aprendizagem, a atividade “Meu par, meu meu! ” objetiva  desenvolver a atenção auditiva em Marina, tendo em vista que para crianças com autismo os estímulos do meio ambiente são rapidamente e intensamente captados pelo cérebro. Dessa forma, muitas sensações são percebidas de uma só vez, o que faz com que elas acabam focando em apenas uma coisa, por exemplo: evitar o contato visual para poder ouvir melhor. Neste sentido, a percepção auditiva deve ser estimulada desde muito cedo em toda e qualquer criança tendo em vista que, os bebês já escutam e aprendem com os sons. Por isso, é fundamental  que atividades como “ Meu par, meu som” ocorram durante o processo de ensino e aprendizagem.

Tema: 

Meu par, meu som!

Recursos:  

Serão utilizados caixas de fósforo, garrafas pet com feijão, colheres de alumínio, latas e pedras e também os materiais do canto temático auditivo.

Vídeo da música “Peixinhos do Mar” do grupo Barbatuques, acesse aqui: https://youtu.be/xV1KB1iQsWM

Objetivo geral:

(EI01TS03) Explorar diferentes fontes sonoras e materiais para acompanhar brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.

Objetivos Específicos:

- Ampliar a percepção auditiva;

- Localizar a direção dos sons de seus pares;

- Distinguir qual som está sendo reproduzido;

- Desenvolver a socialização entre a turma;

Metodologia:  

Antes de iniciar a aula, é importante deixar claro como acontecerão as atividades, pois, a antecipacao ajuda a evitar comportamentos indesejados em alunos com autismo, se possível, faça um quadro com os tópicos que serão trabalhados em sala e vai riscando o que já foi feito. 

A professora deverá pedir previamente para a aula “Meu par, meu som!” que os pais enviem os materiais que serão usados na aula. A aula se dividirá em três momentos. No primeiro momento, a professora indagará com os alunos sobre o que eles sabem pra que serve o ouvido, e quais sons eles estão escutando no momento, questionando se eles sabem se o nosso corpo também produz sons, e quais seriam eles.

Nesse momento, a professora pedirá para que os alunos fiquem em silêncio e percebam os sons vindos deles, como a respiração e as batidas do coração. Explicando, em seguida, que os sons podem ser produzidos pela boca, por instrumentos e pelo corpo. Depois, os alunos assistirão o vídeo da música “Peixinhos do Mar” do grupo Barbatuques, e na sequência, a professora irá indagar quais sons eles conseguiram distinguir no vídeo, pedindo para que eles tentem repetir usando o próprio corpo. Fazendo com que eles se acostumem aos estímulos sonoros, mostrando que todos produzimos sons.

No segundo momento, os alunos serão organizados em duplas para a dinâmica do “Meu par, meu som”, com os instrumentos que foram confeccionados previamente com os materiais enviados pelos pais. A dinâmica consiste em dividir os alunos em dupla, cada dupla deverá decidir qual som irão produzir - se imitarão um animal ou usarão um instrumento. Decidido os sons que cada dupla irá fazer, os alunos formarão um círculo grande, com um integrante da dupla vendado no centro da roda. Nesse momento, a sua dupla deverá fazer o som e o aluno vendado deverá usar a audição para identificar e ir até o seu par, isso acontecerá com todos os alunos, com os lugares na roda mudando sempre para que os alunos não decorem os locais. 

Após a brincadeira, a professora levará os alunos para fora da sala para observarem os sons da natureza, aprendendo a focalizar a atenção aos sons em específicos como: o barulho do vento; o som dos passarinhos etc. Para finalizar a atividade, a professora convidará a turma para brincar de “Gato mia”, fixando o trabalho com a percepção auditiva. Um aluno ficará vendado e será o pegador, enquanto que o restante da turma deverá se espalhar pelo espaço, quando a professora sinalizar todos deverão permanecer no lugar e em silêncio. O pegador deverá achar os outros, ao falar “Gato mia” os alunos deverão miar, assim que o pegador localizar um dos alunos ele irá repetir a fala “Gato mia” e quando o colega miar deverá tentar adivinhar qual colega é. Acertando, o aluno pego será o novo pegador.

Avaliação:

A avaliação acontecerá durante a atividade, com a observação da professora sobre o que os alunos entendem por som, quais sons elas conseguem escutar, se conseguiram reproduzir um som com o corpo. Na atividade “Meu par, meu som” será observado se os alunos conseguiram identificar o local em que estava vindo o som. Lembrando que Marina não tem uma recepção muito boa com os sons, nesse caso, deverá ser observado a forma como ela está interagindo com a turma e se os sons estiverem a atrapalhando, se sim, a professora deverá focar na atividade de reproduzir os sons somente com o corpo, estimulando os alunos a imitarem o som dos animais e os seus movimentos. Ao final de todas as atividades, os alunos farão um relato em áudio, relatando sobre a experiência vivenciada, o que aprenderam, o que gostaram e o que não gostaram.


REFERÊNCIAS:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 set. 2020.

Comentários